Está em... EntradaNotíciasParlamento dos jovens

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Parlamento dos jovens

 

O Programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

O Programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República:

  • Uma Sessão destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico;
  • Uma Sessão destinada aos alunos do ensino secundário.

A Assembleia Jovem é uma iniciativa da equipa de coordenação do Programa Parlamento dos Jovens que tem como objetivos:

  • Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e do respeito pela diversidade de opiniões;
  • Sublinhar a importância da contribuição dos alunos para a resolução de questões que os afetem, a nível escolar ou na comunidade local, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos decisores.
A Assembleia Jovem é composta por um representante de cada turma e reúne na última terça-feira de cada mês, das 13h30m às 14h15m, no Bloco A. A primeira sessão é já no dia 19 de outubro.
Em cada sessão, os representantes das turmas propõem temas a serem debatidos na sessão seguinte e a escolha será feita através de eleição.
Na sequência do debate, serão aprovadas duas medidas e elaborada uma recomendação que será apresentada junto dos órgãos decisores da comunidade.

Parlamento dos jovens na Escola: film   film

 

Este é o link do site do Parlamento dos Jovens/ Assembleia Jovem.

Aqui têm todas as informações necessárias para participarem neste projeto:

 
Esperamos que gostem!
 
Relembra-se que o período de entrega das listas para o Parlamento dos Jovens decorre entre 26 de outubro e 5 de novembro. No dia 26 de outubro, os alunos terão acesso ao formulário, no site do Parlamento dos Jovens da Escola, e este fica disponível para preenchimento até ao dia 5 de novembro.
 
As regras para a constituição das listas são as seguintes:
 
Constituição das listas
 
1 - As listas propostas à eleição devem conter indicação de candidatos em número de 10; os candidatos de cada lista consideram-se ordenados segundo a sequência da respetiva lista.
 
2 - A apresentação de candidatura consiste na entrega da lista contendo nome, ano, turma e data de nascimento dos candidatos.
 
3 - As listas de candidaturas são compostas de modo a promover a paridade entre os sexos.
 
4 - Entende-se por paridade, para o efeito, a representação mínima de 33,3% de cada um dos sexos nas listas; neste sentido, as mesmas não podem conter mais de dois candidatos do mesmo sexo colocados, consecutivamente, na ordenação da lista.
 
5 - Cada lista deve apresentar as suas medidas (no máximo 3), que correspondem à tomada de posição em relação ao respetivo tema da edição do Parlamento dos Jovens neste ano letivo.
 
6 - Estas medidas devem ser objetivas, exequíveis e inovadoras.
 
7 - Cada medida deve ser acompanhada de um argumento que a fundamente, que deverá constar do campo “Exposição de Motivos” previsto, para o efeito, no formulário eletrónico.
 
8 - As listas devem apresentar a respetiva candidatura dentro dos prazos estabelecidos pela Comissão Eleitoral.
 
Para esclarecer qualquer dúvida, ou qualquer ajuda na elaboração das medidas e dos argumentos que as fundamentem, podem contactar os seguintes professores:
 
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.