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Educação Especial

A educação especial tem por objetivo a inclusão educativa e social e a promoção da igualdade de oportunidades a jovens com necessidades educativas especiais de carácter permanente.

Estas funções são exercidas pelo/a professor/a de educação especial e são as seguintes:

  • Colaborar com os órgãos de gestão e de coordenação pedagógica da escola e com o SPO na deteção de alunos com necessidades educativas especiais e na organização e incremento dos apoios educativos adequados;
  • Contribuir para a diversificação de estratégias e métodos educativos de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos;
  • Colaborar com os órgãos de gestão e de coordenação pedagógica da escola e com os professores na gestão flexível dos currículos e na sua adequação às capacidades e aos interesses dos alunos;
  • Colaborar no desenvolvimento das medidas previstas no Decreto-Lei 3/2008, de 7 de Janeiro, relativas a alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente:

Artigo 17º - apoio pedagógico personalizado;

Artigo 18º - adequações curriculares individuais;

Artigo 20º - adequações no processo de avaliação;

Artigo 21º - currículo específico individual;

Artigo 22º - tecnologias de apoio (dispositivos facilitadores que se destinam a melhorar a funcionalidade e a reduzir a incapacidade do aluno, permitindo o desempenho de atividades e a participação nos domínios da aprendizagem e da vida profissional e social).

  • Apoiar os alunos com necessidades educativas especiais no âmbito da sua especialidade.